29Abril2024

Bookmark and Share

Você está aqui: Home Notícias Samba Enredo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Paulo para 2013

Samba Enredo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Paulo para 2013

O samba enredo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Paulo para 2013, da cidade de Santos - SP, homenageia a Maçonaria com letra e música maravilhosas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=DEtz7ATiwCs

Enredo: Da luz que Difunde, Sagrada Filosofia, Surgiu no Mundo Assombrado. a Pura Maçonaria

Interprete : Fredy Viana Compositores: Gilson Caffé, Carauba, Petter Pan, Giba 7 Cordas, Hermes Sobral e Bochecha

Letra: (BIS) Olhai meu pai a natureza, abençoai a humanidade Um laço de amor grito de igualdade MAÇONARIA, é o carnaval da MOCIDADE. Águia guerreira anuncia Em verde e branco Uma história vem contar Nos áureos tempos do Egito Arquitetos construíram... Templos de se admirar Tetos ocultam símbolos celestiais Que outrora fora perdido... Pelos ancestrais Na era das cruzadas os templários... A ligação A inquisição marcou o mundo com a fogueira da opressão Entre rituais e lendas Originou a busca... Da perfeição (BIS) Cai a tirania queda da bastilha... Liberdade Difundidas cores, graus e alquimia Arco Íris, luz da verdade. Em nossa terra chegou com uma forte influência Grão mestre, imperador, independência. Duque defensor da ordem além da fronteira Heróis que conduzem a mesma bandeira Abolição, proclamação, estadista do império. Dissidência vence o tempo a porfia Ditadura afronta a ideologia O olho que tudo vê Homens de fé, filosofia. Delta iluminou... Sabedoria

Meus Irmãos,

Alertado pelo nosso querido Irmão Luiz Rafael, venho completar em rápida pesquisa, mais alguns sambas-enredos que exaltaram a Maçonaria com poesia e lirismo.

O nosso pranteado Irmão Joaquim Rafael Paura, que foi para o Oriente Eterno em 2008, homenageou sua amada Arte Real na Mocidade Independente de Padre Miguel em 2006 com "A vida que pedi a Deus"; e 2007 com "O futuro do pretérito - uma história feita a mão.

Em 1971 a VAI-VAI de São Paulo com o samba de Zé-Di "A Independência do Brasil.  E em 1975 os Acadêmicos do Salgueiro com o enredo "Os segredos das minasdo Rei Salomão" de Ninininha Rossi e Dauro Ribeiro, veio com um desfile repleto de simbolismos maçônicos, principalmente sobre a Lenda de Hiran.

Recebi e-mails de Irmãos do norte-nordeste que ficaram de me enviar outras homenagens de cancioneiros de lá; da literatura de cordel e o Irmão Carlos Monsores de Parintins vai nos enviar diversas letras dos bois Garantido e Caprichoso (BOI-BUMBÁ) com explícitas citações maçônicas feita por Irmãos e Profanos. 

Outros Irmãos mostraram também letras de Zé Ramalho e Gilberto Gil. Depois vou tentar compilar todas as citações em uma só peça de Arquitetura.

Agradeço aos Irmãos de todo o país que nos ajudam a conhecer mais um pouco dessa ainda desconhecida Maçonaria brasileira.

TFA

Altair Carvalho

"Lealdade e Luz" - 2294

Rio Claro - RJ