19Março2024

Bookmark and Share

Você está aqui: Home Símbolos

Símbolos

Símbolos

1

Loja Maçônica Lealdade e Luz
Consta o referido Timbre de duas circunferências de círculos concêntricos. Entre os dois círculos, na parte superior aparece LOJ.'. SIMB.'. "LEALDADE E LUZ", e na parte inferior, OR.'. DE RIO CLARO - RJ. Ainda, entre as duas circunferências de círculos nas extremidades do diâmetro horizontal aparecem, em ambos os lados o símbolo do Compasso e do Esquadro. Inscrito no interior da circunferência de círculo menor aparece um triângulo equilátero com um dos lados na horizontal com o vértice oposto, acima. Os lados do referido triângulo são limitados por duas retas paralelas.
Internamente na altura do vértice superior do triângulo aparece o "Olho da Providência" irradiando luminosidade em todos os sentidos - é o Augusto Símbolo cuja magnitude sintetiza a onipresença, a onividência e a onisciência: SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO.
Entre o "Olho da Providência" e a base do triângulo aparece a perspectiva das elevações que caracterizam o município de Rio Claro: Pedra do Bispo e Pedra do Segredo, encimando o rio Claro. Ainda dentro do triângulo aparece o céu.
Fora do triângulo abaixo de sua base, um fitão constando a data de fundação da Loja: 19-09-1984. Partindo do centro e por detrás do fitão, desenvolve-se por baixo do triângulo, à esquerda, uma cana-de-açúcar, com folhas, e à direita um galho de pé de café com as folhas e os frutos.

Este timbre foi desenvolvido com a colaboração dos Irmãos: José Fernando Bruno e José de Ribamar Castello Branco Castro da Loja Maçônica "Lealdade e Brio" do Oriente de Resende-RJ.



2

Centro de Estudos Díbulo Batista Maranhão
O Símbolo do Centro de Estudos "Díbulo Batista Maranhão", consiste na estilização do Distintivo Oficial da Loja. Ladeando o triângulo com o Olho Onividente sobre um fundo azul cobalto, encontra-se a Lua que surgere a manifestação Divina aplicada ao universo de modo a que tudo se reproduza na natureza; e o Sol simbolizando a Luz da Sabedoria.
Dentro do triângulo, o pergaminho branco com o Esquadro e o Compasso azul degradê incita os Maçons ao estudo constante.
Abaixo do triângulo a desiginação "Centro de Estudos Díbulo Batista Maranhão", homenageando o primeiro Venerável da Loja. Logo abaixo, sobre a Flâmula a data de fundação do Centro (17-06-91).
O triângulo está em amarelo nápolis; o Sol; a Lua; o nome e a flâmula em amarelo ouro.
Abaixo, rodeando o símbolo as palavras em latim "Sapientia-Labor (Sabedoria e Trabalho), divisas que sustentam o centro de estudos em suas nobres atribuições, coordenando as atividades de Ensino e Pesquisa da Loja Maçônica "Lealdade e Luz", administrando a biblioteca, pinacoteca e museu.



3

Ordem DeMolay - Rio Claro - RJ
O Símbolo do Capítulo foi sutilmente inserido no da Loja, como prova do apoio da Oficina, assim como o título de "Lealdade e Luz"

Sinopse do simbolismo: Destaca a sutileza do símbolo universal da Ordem DeMolay, sobre a rica topografia da cidade, com destaque para as Pedras do "Bispo" e do "Segredo" e as águas do Rio Claro.



4

Comissão de Estudos Estratégicos
A heráldica do símbolo da Comissão de Estudos Estratégicos - CEE reporta-se a ARGUS, de ilustre origem, tanto mística, quanto lógica - científica. Precedendo cronologicamente... Razão, o mito grego fez de Argus o informante do Olimpo. Dele afirma-se que possuía cem olhos, dos quais apenas cinqüenta dormiam, enquanto os outros exerciam cerrada vigilância sobre tudo o que se passava ao redor. Outra versão conta de que os olhos não eram cem, mas apenas um, no centro da testa, que via tudo e não se cansava, o que dava no mesmo.
Com a superação do mito pela razão, a lendária esperteza dessa divindade penetrou na linguagem comum e na científica, surgindo dali uma série de termos, todos ligados ao processo cognitivo: arguto, argúcia, argüir, argumentar, argumento. Recentemente Argus foi associado aos meios de comunicação social e sintetiza a nobre e sensível missão da CEE.



5

Biblioteca Maçônica Irmão Sebastião Marcelino
Interpretação do Símbolo : Um pórtico em alvenaria, com a orientação Leste-Oeste, vendo-se em seu interior um Esquadro sobre um Compasso, símbolos da Maçonaria Universal. Acima do pórtico vê-se uma pedra a ser encaixada na ogiva, entre as palavras Biblioteca Maçônica. Para se transpor o pórtico ter-se-á de subir três degraus logo abaixo o nome do Ir,', Sebastião Marcelino, incentivador da criação da Biblioteca da Loja Maçônica "Lealdade e Luz".

Visão do Conjunto: Tendo-se simbolicamente admitido que a sabedoria veio do oriente e que para encontrá-la partimos do ocidente, após ancendermos os três degraus simbólicos que representam pureza, luz e verdade, transporemos os umbrais do pórtico para penetrar-mos no Templo da Sabedoria Maçônica que é a Biblioteca, cuja construção contínua, sempre, aguardando a colocação de mais uma pedra, no caso, mais um livro.

 

 

Logomarca comemorativa dos 30 anos

No último dia 3 de fevereiro, a Lealdade e Luz lançou oficialmente a logomarca comemorativa dos 30 anos de fundação. Para registrar, foi produzido um banner que está afixado na entrada do salão de festas.
A logomarca imprime através de suas cores e movimentos características da Lealdade e Luz conforme descrito em sua heráldica.

"Composto de formas geométricas coloridas que imprimem
movimentos. Tais movimentos simbolizam as ações de 30 anos de Lealdade e Luz. Suas cores são apenas sugestões que representam características que formam a sua história desde a fundação.
O movimento na cor LARANJA remete ao equilíbrio, otimismo e generosidade;
O da cor AZUL, a lealdade, fidelidade e maturidade;
VERDE, a esperança, renovação e crescimento;
AMARELO, a descontração, criatividade e alegria;
Ao número 30, foi destinada a cor PÚRPURA que simboliza a
espiritualidade, respeito e a transformação constante ao longo de todos
esses anos.
A circunferência CINZA (ou prata) representa a conquista do seu patrimônio.
Tais sugestões não se completariam sem o timbre da Lealdade e Luz já
conhecido e respeitado pela Maçonaria brasileira e quiçá mundial."