29Abril2024

Bookmark and Share

Você está aqui: Home Notícias Maçonaria realiza Natal Solidário

Maçonaria realiza Natal Solidário

Volta Redonda A Loja Maçônica Esfinge 22, de Volta Redonda, está realizando hoje em sua sede do bairro Sessenta, o Natal Solidário, para crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos, do Programa Curumim dos bairros 249 e Santo Agostinho. O evento reúne cerca de 200 crianças e promoveu atividades recreativas durante o dia todo. De acordo com um dos coordenadores do Natal Solidário, Mário Shimoda esta é a primeira vez que a loja promove o evento em sua sede, e conta com o apoio de entidades amparadas pela Maçonaria.

- Esta é a primeira vez que realizamos o Natal Solidário na própria sede da loja e estamos contando com o apoio de entidades amparadas pela Maçonaria, são elas: os escoteiros de Volta Redonda, Demolays e as Filhas de Jó. Antes, nós realizávamos esse evento nos bairros atendidos pelo Curumim, que são crianças carentes, com problemas familiares, ou seja, em estado de vulnerabilidade social.

O intuito nosso de trazer para cá foi promover um contato direto com as crianças e adolescentes, além de ser um dia diferenciado para elas - falou. Além de atividades recreativas, as crianças puderam tomar café, almoçar e receberam presentes. A chefe do grupo dos escoteiros 53, Carmem Bittencourt, contou que está é a primeira vez que os escoteiros participam e aprovou a iniciativa. - Para gente é a primeira vez neste ano, e foi bem legal.

Há dois meses estávamos organizando e quando a gente viu a quantidade de crianças pensou que não iria dar conta, mas está dando tudo certo - disse. - Elas ficam ansiosas, perguntam pelos presentes, Papai Noel - completou Carmem, ao falar sobre a expectativa das crianças em participar do evento. A coordenadora do Programa Curumim no bairro 249, Maria da Graça de Freitas, a tia Zazá, falou sobre a importância do dia diferenciado para as crianças. - O objetivo do programa curumim é tirar as crianças da rua. E o curumim não é escola, é horário contrário ao escolar, o que faz com que as crianças se mantenham ativas. São realizadas atividades para mantê-las longe da rua, da criminalidade, crianças que os pais trabalham fora.

Ali é um lugar do bem - afirmou. Maria Cristina Gama da Silva, coordenadora administrativa do Curumim do bairro Santo Agostinho falou sobre a união entre as entidades. - A maçonaria já é parceira da Casa da Criança, há uns 10 anos, o Natal do Curumim Santo Agostinho quem faz é a Maçonaria. Nós enviamos as listas com os nomes, e a idade e os presentes eles providenciam. E então, as esposas dos maçons vão entregar junto da equipe da maçonaria os presentes as crianças - comentou. - Essas três entidades que são acolhidas pela maçonaria (Demolay, Filhas de Jó e Escoteiros) combinaram um evento maior, porque eles antes só faziam atividades isoladas, e foi muito boa essa integração, as crianças foram muito bem recebidas. O espaço é diferente, eles gostam de sair, passear. Para eles e para a gente foi um sábado diferente - comemorou Maria Cristina.

Fonte: Diário do Vale