03Dezembro2020

Bookmark and Share

Você está aqui: Home Notícias Logomarca comemorativa dos 36 anos

Logomarca comemorativa dos 36 anos

JUBILEU DE CEDRO: 36 ANOS DE IDEAIS,
DEDICAÇÃO, TRABALHO E ESPERANÇA NO FUTURO

"É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer" (Caetano Veloso)
 
 
Em nossas reminiscências, como um "avant - premiere" do início do ano de 1984 vem à impressão de um inefável documentário de um grupo de maçons que sonhavam em ver os ideais da Maçonaria Universal sendo praticados no bucólico e longínquo município de Rio Claro. Já contamos tal epopéia diversas vezes, de diversas formas, ângulos e platôs emocionais e talvez hoje seja necessário tentar produzir uma ode, mesmo que abusando da licenciosidade poética e ignorando as simetrias tão usuais em tais projetos, tentando exaltar a sensação de dever cumprido desses sonhadores.
Foram momentos complexos, de gigantescas dificuldades, encaradas por homens de pensamentos antagônicos, faixas etárias oscilantes, mas nivelados pelos valores emanados da sublime Ordem, cujo respeito, harmonia, compreensão e amizade, proporcionaram uma sinergia mágica que paulatinamente regava a árvore da "Lealdade e
Luz". Ao longo desse tempo observamos três fases distintas que recebiam em cada uma delas, novos Irmãos que davam continuidade aos trabalhos com uma seqüência impressionante.
Dos fundadores que cabia o desbravamento, a inserção tímida em uma sociedade desconfiada e o início da construção da nossa Loja física de forma singela e sempre artesanal. Logo a seguir chegou uma plêiade de Irmãos que entendiam que estava na hora de vôos mais audazes na consolidação da Oficina, e assim foi feito. E por derradeiro uma terceira leva que viabilizam a grandeza e arte - finalizam os diáfanos devaneios de 1984. Agora, no limiar do nosso Jubileu de Cedro, essa árvore tão linda e simbólica, presenciamos o passar gradual e sereno do bastão para as novas gerações em coerência com a ordem natural das coisas.
É mister frisar que a grandeza e força da "Lealdade e Luz" não estão retratadas na estrutura física e ora até suntuosa de nossas instalações. A força da Maçonaria e da nossa Loja em particular está na consciência de seus membros e em especial de seus dirigentes que os interesses e a segurança da Instituição estão na primazia das ações de cada um. O trato afável, o respeito às diferenças, o equilíbrio, o bom humor e a humildade são vitais para que a parábola do sepulcro caiado jamais se enquadre em nosso meio.
A Loja conquistou visibilidade e respeito exatamente porque nunca permitiu que ninguém se sentisse maior que ela. Em um ano atípico e atroz como o de 2020 observamos essa grandeza institucional na bela e antológica gestão do Venerável Mestre Carlos Elias dos Santos Curty que em momento algum deixou que a paralisia e cotidiano dantesco que no momento vivemos atingisse os projetos por ele estabelecidos.
Com sua natureza humilde, de fino trato, comprometido, culto e responsável, o Venerável conduz a Loja com sabedoria e equilíbrio, enfrentando com altivez e coragem as já conhecidas dificuldades de um Mestre Instalado, potencializadas com esse estado de coisas que abala a humanidade lato senso. Certamente o maior presente nos nossos 36 anos é a exemplar gestão do Respeitabilíssimo Irmão Curty, que deixará um legado para as gestões vindouras e também para os Irmãos do quadro com o entendimento que a "ordem advém do caos".
 
 
Edição 79 - Ano XX - SETEMBRO
colaboração do irmão MI Altair da Silva Carvalho
 
 

A Lealdade e Luz alcançou mais um aniversário num ano estranho para comemorações. Sim, estamos no meio de uma das maiores crises da humanidade contemporânea, tal qual numa guerra onde muitos se vão, sem escolher jovens ou velhos, militares ou civis. A atitude de cada um reflete diretamente na sua comunidade: responsabilidade e empatia são as palavras de ordem! Então, a Loja Lealdade e Luz entende que ainda não há as condições sanitárias e legais para as saudosas Sessões presenciais no Templo.

Diante de algo maior que todos nós, sem prazo definido para acabar, já que a vacina ainda está apenas na fase de testes, somos provocados a assumir a responsabilidade também por nossa atitude emocional, por nossas reações e o quanto podemos seguir contribuindo para seguir adiante na adversidade. É desta nossa capacidade de resiliência que o futuro acontecerá. Há perigo no caminho irmãos, mas com consciência e atenção aos detalhes, podemos e devemos propagar a luz em nosso meio, propagar progresso e continuidade com responsabilidade.

Neste clima, a família Lealdade e Luz não deixou sem registro os  anos de fundação da nossa querida Loja!

 

UMA ABRAÇO PELOS 36 ANOS
 

COMEMORAÇÕES
No dia 14/09 último a Lealdade e Luz realizou uma reunião online especial, via ZOOM, mantendo a tradição de se registrar a "Semana da Pátria" e, principalmente, abrir as comemorações pelo aniversário da nossa Loja!

Duas participações abrilhantaram o encontro e trouxeram boas reflexões aos presentes: As palavras de um Aprendiz e de um Mestre Instalado, respectivamente, exaltaram o passado dos primeiros anos da Maçonaria no Brasil, e saudaram o futuro da nossa Loja, de um novo ciclo que se avizinha. Tradição e inovação em equilíbrio!

O irmão Waldemar, Aprendiz, apresentou um belo trabalho com citações importantes de José Castellani e Laurentino Gomes, dentre outros, que enriqueceram o tema "Maçonaria e a Independência do Brasil". Dias de um passado vívido, quando irmãos maçons fizeram suas vozes ecoar clamando por uma nascente nação que fosse realmente dona do seu próprio destino.

Mas, se coube ao jovem Aprendiz rememorar o passado, ficou a cargo do irmão Altair Carvalho, Mestre Instalado, nos brindar com suas reflexões sobre a jornada da Loja Lealdade e Luz nestes seus 36 anos de fundação, madura em experiências, mas ávida por um futuro atuante muito além das paredes do Templo. Como bem nos lembrou a sábia voz da tradição, cada etapa completada pela Loja nos prepara para a próxima, porque é assim que se dá a ordem natural das coisas, pelo "passar gradual e sereno do bastão" para as novas gerações.

E no último sábado dia 19/09, alguns irmãos não deixaram a aniversariante passar a data "sozinha"... e num abraço simbólico, promoveram uma singela homenagem em nome de todos os irmãos que não puderam estar ali.

Seguindo a tradição, foi descerrada uma bela placa comemorativa pela data, que nos remete às boas lembranças de irmãos que já se foram, e caminhos já trilhados. Sem perder as raízes conquistadas, renovam-se os votos de dias de novos progressos na Maçonaria, com o indispensável respeito entre os irmãos, às diferentes formas de pensar e trabalhar, para construir com serenidade! Parabéns a Lealdade e Luz pelos 36 anos!

 

 

 

 

 

 

>