22Dezembro2024

Bookmark and Share

Você está aqui: Home Notícias Livro aborda importância da maçonaria na educação escolar

Livro aborda importância da maçonaria na educação escolar

Vanderlei da Silva lança, nesta sexta-feira, publicação sobre o tema, ressaltando a participação da Loja Perseverança III

Notícia publicada na edição de 20/03/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno C - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Andrea Alves
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O professor e Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Vanderlei da Silva, lança seu primeiro livro, intitulado "A participação da Loja Maçônica Perseverança III na Educação Escolar em Sorocaba", editado pela Crearte, nesta sexta-feira. A publicação é resultado de uma dissertação apresentada em 2009 como tese de Mestrado e retrata um período que compreende o final do Segundo Reinado, de 1850 a 1889, até o Final da Primeira República, de 1889 até 1930. O coquetel de lançamento e noite de autógrafos será na sexta-feira, dia 22, às 19h, no Auditório da Fundação Ubadlino do Amaral.

Detalhista e enriquecido com uso de imagens e fotografias que contam a história da educação em Sorocaba, o livro revela a pesquisa feita por Vanderlei, que levou dois anos para ser concluída e teve como base a transcrição das atas das reuniões maçônicas registradas por José Aleixo Irmão. Ao todo são 150 páginas que resgatam o surgimento e o desenvolvimento do ensino escolar na cidade. "A participação da Loja Maçônica foi fundamental, decisiva para esse setor na cidade", afirma o autor do livro. "Foi essa instituição que criou, por exemplo, a primeira escola noturna de Sorocaba, o que permitiu que a classe operária conseguisse conciliar estudos e trabalho. Muitos filhos de ex-escravos tiveram, com essa escola, a chance de estudar. A primeira escola de ensino secundário também recebeu apoio direto da Loja P III", conta Vanderlei, que ainda destaca em sua publicação, que as escolas maçônicas foram criadas para alfabetizar os adultos pobres, seguindo o lema adotado pela maçonaria "educar para libertar".
 

Como acontece com muitos, o professor e escritor teve dúvidas sobre a tese que defenderia na conclusão do seu Mestrado, até que encontrou um professor pesquisador que tinha estudado as influências da Maçonaria Portuguesa no Brasil. "Como eu sabia da importância dos trabalhos da Loja Perserverança III para a educação escolar em Sorocaba, resolvi me aprofundar nesse assunto." Com isso, ao resgatar os fatos que relatam a história da educação escolar na cidade, o livro é indicado não só para quem pretende tomar conhecimento sobre esse setor, mas também para quem gosta e deseja conhecer alguns detalhes históricos, políticos, econômicos, culturais e sociais de Sorocaba no período que o livro aborda.

Maria Lúcia de Amorim Soares, orientadora de Doutorado, ressalta na contra-capa do livro, escrito por ela, que o trabalho de pesquisa de Vanderlei colocou a dissertação da tese de Mestrado e as atas registradas por Aleixo lado a lado e que embora sejam registros diferentes, ambas descrevem o cenário político em que foi construído o cenário escolar na Sorocaba do passado. "Tornar um pensamento um ato, tornando-o um pensamento ético é encontrar aquilo que se perde quando o homem é transformado em objeto e as histórias das pessoas e das instituições são esquecidas. Vanderlei reconheceu no tempo histórico sua intensidade", escreveu ela.

O livro "A participação da Loja Maçônica Perseverança III na Educação Escolar em Sorocaba" será vendido na noite de lançamento por R$ 25. Quem quiser adquiri-lo pode entrar em contato com o próprio autor pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O autor

Vanderlei da Silva, além de graduado em Direito, Mestre e agora Doutorando em Educação, é professor de Serviço Social na Unip e de MBA na Uniso. Também atua como gerente administrativo do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Sorocaba e é atual Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Sorocaba. Ele vai defender sua tese de Doutorado em Educação, também pela Uniso, no dia 24 de abril. O tema será "A participação do Serviço social nas escolas com o apoio do terceiro setor". "Quem sabe a tese de doutorado não venha ser um segundo livro", empolga-se.
 
Serviço
 
Lançamento do livro "A participação da Loja Maçônica Perseverança III na Educação Escolar em Sorocaba"
Dia 22, sexta-feira, às 19h
Auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA)
Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2800

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba SP)