28Março2024

Bookmark and Share

Você está aqui: Home Notícias Dia Internacional do Maçom

Dia Internacional do Maçom

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 1994, realizou-se em Washington D.C., nos Estados Unidos da América, a Reunião Anual dos Grãos Mestres das Grandes Lojas da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).

Na ocasião, estiveram presentes como Obediências Co-Irmãs (Sister Jurisdictions), a Grande Loja Unida da Inglaterra - GLUI, a Grande Loja Nacional Francesa, a Grande Loja Regular de Portugal, a Grande Loja Regular da Itália, O Grande Oriente da Itália, a Grande Loja Regular da Grécia, a Grande Loja das Filipinas, a Grande Loja do Irã, além do GRANDE ORIENTE DO BRASIL - GOB, com uma delegação chefiada por seu Grão Mestre Geral, Soberano Ir:. Francisco Murilo Pinto, que ali estava como observador.

 

Ao encerramento dos trabalhos, o Grão Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Ir:. Fernando Paes Coelho Teixeira, apresentou uma sugestão encampada pelos Grãos Mestres de todas as Grandes Lojas dos Estados Unidos e mais as do México e Canadá, no sentido de fixar o dia 22 de Fevereiro como o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, a ser comemorado por todas as Obediências Regulares Reconhecidas, o que foi totalmente aprovado.

 

E por quê 22 de Fevereiro?
Porque foi no dia 22 de Fevereiro de 1732, em Bridges Creek/VIRGÍNIA - Estados Unidos da América, que nasceu George Washinton (o principal artífice da independência dos Estados Unidos da América).

Nascido pouco depois do início da Maçonaria nos Estados Unidos - o que ocorreu em 23 de abril de 1730, no estado de Massachussets/WASHINGTON D.C..

George Washinton foi iniciado a 4/11/1752, na "Loja Maçônica Fredericksburg nº004", de Fredericksburg/VIRGÍNIA, chegando ao grau de Companheiro Maçom em 1753, e Mestre Maçom em 4/08/1754.

Representante da Virginia no 1º Congresso Continental (1774) e Comandante-geral das forças coloniais (1775), dirigiu as operações, durante os cinco anos da Guerra de Independência, após a declaração de 1776.

Ao ser firmada a paz em 1783, renunciou à chefia do Exército, dedicando-se então aos seus afazeres particulares. Em 1787, reunia-se, em Filadélfia, a Assembléia Constituinte, para redigir a Constituição Federal e George Washington, que era um dos Delegados da Virginia, foi eleito, por unanimidade, para presidí-la. Depois de aprovada a Constituição, havendo a necessidade de se proceder à eleição de um Presidente, figura nova na política norte-americana, Washington, pelo seu passado, pela sua liderança, e pelo prestígio internacional de que desfrutava, era o candidato lógico e foi eleito por unanimidade, embora desejasse retornar à vida privada e dedicar-se às suas propriedades.

Como Presidente da República norte-americana, nunca olvidou a sua formação maçônica: ao assumir o seu primeiro mandato, em abril de 1789, prestou o seu juramento constitucional sobre a Bíblia da "Loja Maçônica Alexandria nº022", da qual fora Venerável Mestre em 1788; Em 18 de setembro de 1783, como Grão-Mestre pro-tempore da Grande Loja de Maryland, colocou a primeira pedra do Capitólio - o Congresso norte-americano - apresentando-se com todos os seus paramentos e insígnias de alto mandatário Maçom.

Falecido em 14/12/1799, seu sepultamento ocorreu no dia 18, em sua propriedade de Mount Vernon, numa cerimônia dirigida pelo Reverendo James Muir, capelão da "Loja Maçônica Alexandria nº022", e pelo Dr. Elisha C. Dick, Venerável Mestre da mesma Loja Maçônica.

Como se vê, a criação do DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM representou uma homenagem mais do que justa a um grande maçom, além de também ser historicamente pertinente.

O GRANDE ORIENTE DO BRASIL - GOB, através do Decreto nº003, de 10/02/1995, do seu Grão Mestre Geral, Soberano Ir:. Francisco Murilo Pinto, atendeu à recomendação da reunião das mais importantes potências Maçônicas do mundo, e passa a comemorar o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM a 22 de fevereiro, com plenas justificativas maçônicas e históricas.

 

Fonte:
GRANDE ORIENTE DO BRASIL - GOB
Secretaria de Comunicação e Imprensa
Grande Oriente de São Paulo - GOSP


PS: Matéria reproduzida de http://www.gosp.org.br/noticias/culturais/394-saiba-mais-sobre-22-02-dia-internacional-do-macom