28Março2024

Bookmark and Share

Você está aqui: Home Notícias 30 Anos da Loja Maçônica Lealdade e Luz

30 Anos da Loja Maçônica Lealdade e Luz

INAUGURAÇÃO DO MARCO MAÇÔNICO E DA EXPOSIÇÃO NA CASA DE CULTURA DE RIO CLARO

28 DE JULHO – UMA NOITE INESQUECÍVEL

-> Confira aqui as fotos em nossa galeria

    Quando cheguei em Rio Claro na segunda-feira, dia 28 de julho, eu imaginava que iria ver um evento à altura da Loja Maçônica Lealdade e Luz, que foi preparado por vários irmãos, numa demonstração de trabalho realizado com união. O evento ao qual me refiro seria a inauguração do marco maçônico na entrada do município, uma belíssima obra, e a exposição comemorativa aos 30 anos da Loja Lealdade e Luz, na Casa de Cultura. Sabia que esses dois momentos seriam abrilhantados por uma banda composta de músicos que tocariam gaitas de fole. Eu esperava que tudo desse certo, pois o planejamento e a preparação das duas inaugurações haviam sido feitos com carinho e atenção pelos diversos irmãos responsáveis pela organização. Só que eu não estava preparado para o que vi e vivi naquela noite. Foi fantástico!!!

    Após nosso Venerável terminar seu pronunciamento e declarar inaugurado o marco maçônico, sob atentos olhares de quase uma centena de pessoas, e depois dos efusivos aplausos que se seguiram à sua fala, eis que entra em cena a banda Brazilian Pipers, com seus 18 músicos, tendo à frente o maestro J. Paula. E eles entram marchando e tocando, vindo pela rua em nossa direção, se posicionam ao redor do marco maçônico, e a música, com toda a pompa de uma banda marcial, inunda os sentidos de todos os presentes. Só ali já teria sido algo inesquecível. Mas tinha mais, tinha mais. A segunda parte do evento foi realizada em frente à Casa de Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal, e ali, em uma tenda iluminada, com a linda Igreja Nossa Senhora da Piedade de fundo, a banda Brazilian Pipers deu mais um show, tocando músicas maravilhosas, e trazendo a todos um espetáculo diferente dos que costumamos ver. E, para fechar com chave de ouro, quando nosso Venerável, José Altair de Castro Melo, seguido dos Secretários de Educação, Cultura e de Obras de Rio Claro, foi cortar a fita inaugural da exposição, a banda formou um pálio, e continuou tocando, e todos passaram entre as duas colunas de músicos, para entrarem na exposição. Foi maravilhoso!!!

Emoção, emoção no mais puro e profundo sentido, foi o que eu senti naquela memorável noite, em que a Loja Maçônica Lealdade e Luz apresentou à Rio Claro e aos irmãos do quadro e visitantes, um espetáculo digno de ser visto em qualquer lugar do mundo, um espetáculo que ficará gravado na memória de todos os que estiveram presentes e que, assim como eu, tiveram a felicidade de ver e apreciar uma solenidade impecável e bela.

Parabéns Lealdade e Luz!!!

Irmão Rozan Silva

-> Confira aqui as fotos em nossa galeria