29Março2024

Bookmark and Share

Você está aqui: Home Notícias Dia do Maçom - Manifesto de Rio Claro - RJ

Dia do Maçom - Manifesto de Rio Claro - RJ

Meus Irmãos,

Certamente não há forma mais adequada para comemorarmos o dia do Maçom, do que fazermos uma profunda reflexão do que é ser adepto de uma instituição como a Maçonaria.

Discutir a pertinência ou não dos 20 de agosto no contexto histórico ou filosófico é uma questão subliminar para a profundidade da nossa Ordem. O que é importante, é a reflexão de per si que todos nós devemos implementar.

Para quem tem o livre pensamento como moldura espontânea, os valores preconizados pela Instituição devem acompanhar o homem-maçom no seu cotidiano, seja ele pessoal ou profissional.

Na sua essência, a Maçonaria ensina ao seu membro, posturas éticas, práticas de equidade e justiça, comportamento douto e equilibrado. De um modo geral, podemos classificar os ideais maçônicos como uma diáfana utopia para uma humanidade que se espelha no transitório e ignora o eterno.

No entanto sabemos que o maior desafio do homem é o próprio homem, e a Ordem não se deve curvar a certas vicissitudes humanas.

Mais do que nunca a pátria brasileira carece dos préstimos da Maçonaria. Ela em momento algum faltou a um chamamento da sociedade.

Hoje temos um quadro latente de desesperança e descrédito institucional. A nação cabisbaixa observa atônito o estado de coisas reinante.

Diferente do barulho ensurdecedor dos distúrbios sociais somos alvos do silêncio preocupante de uma população sem poder de reação.

O Maçom não deve fazer parte desse nicho silencioso. Nossa discrição e poder de mobilização devem está a serviço dos mais legítimos ideais do Brasil.

A reverencia a pátria neste momento deve ser acompanhada de ações incisivas contra tudo e todos que detonam nossas instituições e ferem o nosso amor próprio. O país não merece esses porcos que chafurdam nessa lama.

A Maçonaria sabe que todas as forças vivas da sociedade estão minimizadas e com seu poder de reação rarefeito. E diante de tal constatação devemos nas comemorações do dia do Maçom mostrar para os traidores da pátria e do povo, que a clava forte pode muito bem está mais próxima do que esses imaginam.

Em nosso dia podemos brindar a honra de pertencermos a tão sublime Ordem, seja em que data ou efeméride for. Mas infelizmente nosso festejo será pranteado pela dor cívica, a dor civil, que vem do fundo do coração do povo brasileiro.
Irmãos da querida “Lealdade e Luz” a história da nossa Augusta Loja é repleta de superações e confiança no futuro. Temos orgulho da filiação a esta respeitável Unidade do Grande Oriente do Brasil exatamente pela sua determinação e não de se abater nas eventuais adversidades.

Por isso que a maior contribuição e júbilo no dia do Maçom será exatamente a manifestação de união, trabalho, força e fidelidade ao Brasil. O Grande Arquiteto do Universo ilumina a justiça, a coerência, a honestidade; mas nunca erradia a omissão, a covardia e o desleixo aos menos favorecidos e a pátria como um todo.

Que o minuto de silencio que destinamos ao açoite que a nação ora sofre, seja convertido em avassaladora reação da Maçonaria brasileira contra tudo que significar afronta aos ideais que norteiam nosso país.

Que o silencio de nossas atitudes não signifique desdém as nossas obrigações como Maçons livres. Que a discrição de sua gênesis não simbolize a anemia institucional da Maçonaria.

Comemoramos o 20 de agosto de 2017 no apogeu de uma profunda crise e com o país tenso e atordoado. Nossa bandeira não pode e não deve tremular em nossa terra com ataques hostis a sua honra. Portanto que as vozes claras, fortes e destemidas dos Templos, sejam ouvidas nas demais instituições livres e de defesa da República.

Parabéns a todos os Maçons espalhados pela superfície da terra. E fica o nosso alerta a todos aqueles que estão ultrajando a pátria, pois o silêncio via de regra é a mais eloqüente das armas na assimetria de guerras covardes e vis como a que estão patrocinando em terras brasileiras com suas atitudes ainda lúdicas para seus baixos interesses.

Mas que podem ser transformar nos mais duros cadafalsos destinados aos desonestos e traidores da terra onde se nasce.

SALVE O DIA DO MAÇOM!!!
Loja Maçônica “Lealdade e Luz” – 2294
Oriente de Rio Claro - RJ